25
jan
11

04. Nas páginas

Podia ver uma forma humana atada como um cordeiro pronto pra ser imolado a meus pés, com todo material necessário pra esse tipo de rito já ali, montado, só esperando uma fagulha pra entrar em ignição.. Eu estava sentado em uma cadeira e, como não tinha controle algum sobre minhas falas e ações, me vi repetindo o ritual que sempre faço ao necessitar de foco e força.

Risquei o fósforo na lateral da caixa e o ergui, aceso, até a ponta de meu cigarro sagrado. Inalei nicotina, alcatrão e uma porrada de outras substâncias, demais até pra enumerar, algumas nem conhecidas pela ciência, já que o tabaco foi abençoado pelo Filho e tudo mais. A fumaça começou a agir em meu organismo, moléculas de nicotina ligando-se aos neurônios velhos de guerra, ativando meu sistema de recompensa.

Era um serviço sujo mas ainda podia me sentir bem comigo mesmo. Um tipo de justiça divina, no final das contas. Traguei meu cigarro miraculoso, cruzei as pernas e disparei:

“Sabe, Filipe, pra Jacques de Molay o fogo sinalizou o fim. Pra você será um recomeço. Falando em Jacques – cê não adora o som desse nome? – os sabujos da Inquisição eram foda, não?

“Queimá-lo em fogo lento até não sobrar coisa alguma além de cinzas não foi zelo demais? Sem contar os outros milhares de templários, claro. Pra que tudo isso?

“Poder, certo? Às vezes não tem como evitar chamar as coisas pelo nome que têm.

“O meu? Garanto que não sou exatamente uma coisa, mas se acha importante me chama de Lúcio. Vai ter que servir pra você.

“Só pra refrescar sua memória e me assegurar de que cê saiba por quê tá aqui e entenda o que vem a seguir:

“De Molay era o Grão-Mestre da Ordem do Templo. Seus membros são lembrados até hoje como Templários… rárárá, óbvio, certo?

“Quê? Nunca ouviu falar? Não vai ao cinema? Não lê? Não assiste ao Discovery Channel?

“Uma lástima, Filipe… você é um ser humano lamentável.

“De qualquer jeito, a Ordem tinha um poderio militar, financeiro e religioso que cresceu durante as cruzadas de reconquista dos assim chamados ‘territórios santos’ que estavam em poder dos muçulmanos.

“Isso incluía o Templo de Salomão, que deu nome à Ordem. Às vezes me pego pensando no que Hiram Abiff diria se soubesse da bagunça que você fez na França, velho.

“O poderio dos meninos de saiote, como já insinuei, cresceu e eles passaram a ser vistos como uma ameaça pelas pessoas erradas.

“Você e seu criado, Bertrand Goth, por exemplo, já ostentando o nome papal Clemente V, conspiraram pra derrubá-los. A escolha do nome foi mais uma ironia? Vocês acharam que passaria despercebido?

“Não importa, aliás, não precisaram de grande inspiração pra realizar seus objetivos. Bastou alimentarem os rumores já existentes que implicavam a Ordem… práticas não muito cristãs, pelo menos não naquele momento histórico. Feitiçaria, sodomia, idolatria… faz lembrar um pouco da técnica de demonização utilizada pelo ministro da propaganda do tio Adolph, não? Clemente foi seu Goebbels ou você pensou em tudo sozinho?

“Com a França individada até as orelhas, você não hesitou em matar dois coelhos com uma só paulada. Sem templários o risco de insurreição organizada contra um rei fraco diminuía e, claro, você confiscaria o tesouro da Ordem que, à essa altura, era riquíssima.

“Sem Clemente você estaria perdido. Sem o apoio da ‘santa igreja’ e da inquisição, seu plano redundaria  em nada. Por isso o pequeno arcebispo de Bordéus precisou chegar ao trono pontifício mais cedo.

“Vim pra lembrar-lhe dessas e de outras coisas, Filipe. Que você não contava, por exemplo, com atitudes diferentes da sua por parte de outros soberanos do Ocidente.

“Eles protegeram a Ordem com o truque mais velho do mundo, renomeando-a. Só que Jacques já tinha queimado, ele e outros milhares de seus irmãos. Aos sobreviventes só restava vingança.”

À essa altura, o cigarro tinha se apagado, sido devolvido à sua caixa e restaurado à forma original. O timing era perfeito. Risquei outro fósforo, acendi-o. Além de ficar sentado numa cadeira, fumar e entregar um discurso, só precisava fazer mais uma coisa por Omar. Mantive o fósforo aceso enquanto prosseguia com minha ladainha.

“As cinzas de De Molay foram recolhidas pelo cavaleiro Aumont em 19 de março de 1313. Com elas, Aumont fez o cimento com o qual construiria algo que ocuparia o vácuo deixado pela Ordem: a franco-maçonaria.

“Isso nos traz ao motivo pelo qual você está aqui hoje:

“Vingança.”

A chama que queimara o fósforo até sua metade, lambeu a ponta dos meus dedos e soltei-o. O fogo atingiu o fio de combustível no chão que funcionaria como um rastilho de pólvora e acenderia a madeira sobre a qual o corpo amarrado e amordaçado de Filipe, agora, se debatia.

“Você é a encarnação mais recente de Filipe, O Belo, e também seu último descendente. Memória celular, filogenética é a justificativa científica pra reencarnação, só que sem o mesmo romance do conceito místico.

“Cientistas não considerariam que você passou por centenas de encarnações até hoje e perderiam o que este momento tem de mais hilário:

“Esta é a sua última, o último degrau que você galgaria pro Nirvana, o Paraíso. Durante sete séculos você purgou os pecados cometidos em nome da ganância e do medo e agora estaria limpo e seguro pra vida eterna. Karma esgotado. Nada a saldar.

“Exceto que o tempo desta vida ainda não terminou e, portanto, você ainda deve, a balança ainda pende negativamente pra você. Por isso fui enviado, pra adiar o que seria inevitável.

“Como ter certeza que em sua próxima vida você não será um terrorista, um estuprador ou coisa pior? Como ter certeza de que sua agonia não será prolongada um pouco mais? Meu empregador pede que lhe diga que tudo será arranjado pra que aconteça dessa forma.

“‘Lilia pedibus destrue’, destruir os lírios com os pés, tornou-se o lema dos herdeiros da Ordem. O antigo você conhece. Não?

“‘Igni naturae renovatur integrae’, a natureza é completamente renovada pelo fogo.

“O lírio, Filipe, é o símbolo bíblico da beleza. Você ainda se considera ‘O Belo’?

“Não precisa responder.Tá na cara.

“Afinal o círculo de Jacques se fechou e a vingança prometida foi concretizada… o seu, Filipe, recomeça agora, como já tinha sido dito.

“Última coisa: quando acusou a Ordem de feitiçaria… bom, foi só um meio-certo. Eles eram adoradores de uma entidade sobrenatural, só que não era o diabo, tampouco um diabo. Era Yaldabaoth, o Demiurgo, a totalidade, se você preferir assim, e não um Baphomet… um símbolo da totalidade.”



janeiro 2011
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Comentários

... em tequilaLila
Paulo Fernandes em 4.
Paulo Fernandes em 3.
salvaterra em not the end
Moraes em 18.1

Blog Stats

  • 1.072 hits